Os municípios do Oeste do Paraná que participaram do 2º Concurso de Boas Práticas, Iniciativas para a Construção da Agenda 2030, foram premiados nesta terça-feira (18), em evento no Balneário Terra das Águas, em Santa Helena. Ao todo 12 Boas Práticas foram reconhecidas com condecorações nas categorias ‘Setor Público’, ‘Sociedade Civil’ e ‘Entidades Privadas e Instituições de Ensino’. Foram 137 iniciativas inscritas, provenientes de 40 municípios.
As ações foram avaliadas pela equipe da Rede Nossa São Paulo, detentora da marca e da Plataforma Cidades Sustentáveis. Puderam participar do concurso os municípios lindeiros e os demais participantes da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), que estão envolvidos ativamente no Programa Cidades Sustentáveis e fizeram sua adesão ao Pacto Global.
O objetivo é motivar, incentivar, valorizar e dar visibilidade às boas práticas correlatas aos 12 eixos do Programa Cidades Sustentáveis, desenvolvidas por entidades públicas, privadas e sociedade civil que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e metas da Agenda 2030. O concurso foi promovido pela Itaipu Binacional, com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Rede Nossa São Paulo.
A presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeita de Mercedes, Cleci Loffi, ressalta que foi uma premiação bastante esperada. As ações e trabalhos são exemplos de parceria, voluntariado e dedicação em prol da sustentabilidade em diferentes setores.
O diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Newton Kaminski, observa que todos os projetos mereciam ser premiados, mas o concurso reconhece e estimula a continuidade e melhoria das ações e parcerias. “O fato dos 54 municípios aderirem ao Cidades Sustentáveis já é algo importante e, o que observamos é o maior envolvimento contínuo da comunidade com o programa”, enfatiza.
Premiação
Os premiados foram: na categoria ‘Entidades Privadas e Instituições de Ensino’, do município de Mundo Novo (MS), o projeto ‘Reeducandos e a Prestação de Serviços Comunitários na UEMS’. Na categoria ‘Sociedade Civil’, do município de Boa Vista da Aparecida (PR), o projeto ‘Geladeira e Varal Solidário’. Na categoria ‘Setor Público’ foram premiadas, em 3º lugar, Cascavel (PR), com a prática ‘Compras Públicas Unificadas’, em 2º lugar, Marechal Cândido Rondon, com a prática ‘Projeto Multidisciplinar para Promover uma Escola Sustentável’ e em 1º lugar Maripá, com a prática ‘Maripá Vigilante, Prevenindo as Violências e Apoiando a Paz’.
O 1º lugar terá como prêmio especial de R$200 mil em incentivos via convênio com a Itaipu, destinado a programa, ação ou projeto voltado para o desenvolvimento sustentável. Além disso, fará uma visita ao Parque Nacional do Iguaçu com Macuco Safari, almoço no Kattamaran, visita técnica e encerramento com pôr do sol no Kattamaran. O prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria comemora a premiação no concurso e destaca a gestão do Programa Cidades Sustentáveis no município. “Nossa equipe se dedicou ainda mais na alimentação do sistema e estamos muito felizes por receber esta premiação. Os R$200 mil nos possibilitarão implantar novos projetos”, frisa.
Destaques
O município de Entre Rios do Oeste foi destacado com a prática ‘Biogás, Energia que vem do Campo’. Entre as condecorações, também estiveram as iniciativas que fazem parte do Caderno Observatório Lago de Itaipu: Boas Práticas Sustentáveis Oeste do Paraná e os municípios que ultrapassaram a meta dos 50 indicadores preenchidos na plataforma Cidades Sustentáveis.