Os municípios da região Oeste do Paraná se preparam para o início da operacionalização do Projeto Encontros e Caminhos 2019. A coordenação geral é do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Itaipu Binacional. Nesta quinta-feira (13), uma reunião de alinhamento foi feita em Toledo com os gestores do projeto dos 54 municípios participantes. Dentre os principais destaques esteve a confecção do Plano de Trabalho do ‘Encontros e Caminhos’, que deve ser entregue até dia 21 de dezembro.
O projeto consiste de uma jornada de atividades de resgate, reconhecimento e construção da identidade territorial do Oeste do Paraná, e Mundo Novo (MS). O intuito é gerar o desenvolvimento sustentável, com base no eixo ‘cultura da sustentabilidade’, alinhado às boas práticas da plataforma do Programa Cidades Sustentáveis e as lideranças que atuam em prol da preservação do meio ambiente e da qualidade de vida nos 54 municípios da área de abrangência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), da Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.
Na última edição, em 2017, o projeto envolveu somente os 29 municípios da conhecida Bacia do Paraná 3 (BP3), teve duração de sete meses e foram desenvolvidas mais de 400 ações de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente.
De acordo com a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, dúvidas sobre o que cada município pode trabalhar, quais as verbas destinadas, e outros detalhes do plano de trabalho estiveram em pauta.