O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, realizou nesta terça-feira (12), a 4ª Assembleia Geral Ordinária do ano de 2017. A diretoria e membros do Conselho receberam diretores da Itaipu Binacional e suas equipes para explanar sobre parcerias, programas e projetos desenvolvidos na região lindeira.
Na pauta estiveram os programas e atividades da Diretoria Administrativa da Itaipu; Convênio Futsal Lindeiro; Programas e atividades da Diretoria Financeira de Itaipu; Grupo de Trabalh (GT), em Saúde; Programa Itaipu de Educação Financeira – ‘O Valor do Amanhã’; Apresentação do Projeto Encontros e Caminhos CAB e assuntos gerais.
Saúde de fronteira
A presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, Cleci Rambo Loffi, também destacou os esforços para a promoção da saúde com estratégias diferenciadas para os municípios de fronteira. “Teremos agenda com o Ministro da Saúde em busca de uma articulação integrada entre Brasil e Paraguai”, observa a presidente.
Outro assunto que chamou a atenção dos membros do Conselho dos Lindeiros foi o trabalho desenvolvido pelo GT Saúde. Conforme o diretor Financeiro de Itaipu, Marcos Stamm, a uniformização das ações, com a participação dos gestores da região é um fator importante. “O GT Saúde não era conhecido pelos prefeitos. A partir da apresentação desta ferramenta, é importante a participação e intervenção dos gestores para apresentar demandas em busca de soluções”, enfatiza Cleci Loffi.
Educação e esporte
O diretor Administrativo de Itaipu, Marcos Baumgärtner, destacou diversas ações em conjunto com outros órgãos e administrações municipais. Entre os projetos está o Convênio Futsal Lindeiro, que visa a implantação da atividade esportiva nos 16 municípios que margeiam o Lago de Itaipu. A modalidade será levada às crianças de 10 a 15 anos em contra turno escolar.
Conforme Baumgärtner, a assinatura do convênio deve ser feita até o final de 2017, para a implantação do projeto em 2018.
Incentivos
Cleci Loffi frisa que, diversas ações são encabeçadas e apoiadas pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. O objetivo é a busca por incentivos. Neste sentido, na assembleia foi entregue um ofício com a proposição de uma parceria para atender os 16 municípios lindeiros ao Lago de Itaipu no que tange à conservação do solo com curva de nível para todo o interior em um mesmo momento e, não por bacia, o que seria uma forma de aproveitar melhor os equipamentos.
No encontro também foram feitas explanações sobre a Universidade Latino Americana (Unila), ICMS Ecológico, assuntos que devem ser aprofundados por prefeitos da região assim com o apoio de organismos parceiros.