Jovens de 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP-3), se reuniram nesta sexta-feira (17), em Santa Helena, para o III Encontro de Formação do Coletivo Jovem 2018. O tema trabalhado foi ‘Sustentabilidade Energética’. A pauta compreendeu teoria e uma visita técnica. Os jovens iniciaram os trabalhos no período da manhã, com apresentação teórica. Na parte da tarde eles visitaram a Granja Haacke, onde está instalada uma usina de biogás para a produção de biometano.
A gerente da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, Leila Alberton, ressalta que, dentre os principais objetivos está o estímulo aos jovens para a oportunidade de diferentes formas de produzir energia. Um embasamento já foi trabalhado com os documentos planetários, Carta da Terra, o Tratado de Educação Ambiental e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma formação sobre Saúde Integrativa também foi realizada. Este terceiro encontro abrange a sustentabilidade energética. A próxima formação abordará ‘mediação de conflitos’, segundo o coordenador do Convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider.
Multiplicação
Leila Alberton ressalta que as formações compreendem temas atrativos aos jovens, bastante atuais e representam conquistas para o futuro. “Os jovens fazem a multiplicação do conteúdo em todos os municípios da Bacia do Paraná 3”, destaca.
A instrutora da formação, Joyce Mendes, destaca o tema, ‘Sustentabilidade Energética’, ligado aos ODS, e chama a atenção para o processo de transição quanto às energias e suas fontes de produção. “Com os jovens temos até 2030 para cumprir 169 metas, 17 objetivos, e a energia renovável, sustentável, é transversal a todos os segmentos”, observa.
A iniciativa com o Coletivo Jovem resulta da parceria entre Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, dentro do Convênio da Linha Ecológica.