As divisas não são pontos que separam um município do outro e, sim, áreas de encontro e união. Com esta proposta, estudantes, autoridades políticas, professores e gestores de educação ambiental dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3), se reuniram nesta terça-feira (05), para o lançamento do Encontros e Caminhos CAB 2017. A ação ocorreu em 58 pontos na região com a prerrogativa de quebrar o paradigma de divisa entre municípios.
A nova interpretação é estimulada pelo mote, ‘Divisores que Unem’, que caracteriza o enlace simbólico da região em um mesmo objetivo. Aproximadamente 5 mil pessoas estiveram envolvidas nas ações que contaram com o plantio de 1.160 mudas de árvores, além de outras atividades. Balões biodegradáveis, com sementes nativas, foram soltos nos diferentes pontos de interseção.
A organização do ‘Encontros e Caminhos CAB’ é feita em conjunto pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, administrações municipais e Itaipu Binacional. Nesta edição o projeto deve se estender até novembro. “Foram destinados R$ 700 mil para dar suporte às iniciativas realizadas em cada município”, observa o assessor especial da Diretoria de Coordenação de Itaipu, Sérgio Oliveira.
A presidente dos Lindeiros, Cleci Loffi, exalta a participação dos gestores ambientais e da população em geral com o ‘Encontros e Caminhos’. “O programa foi planejado para possibilitar o estímulo de convivência entre os municípios, o que é muito positivo”, ressalta.
O prefeito de Santa Helena, vice-presidente do Conselho, Airton Copatti, destaca o envolvimento conjunto com vistas a preservação do meio ambiente de forma sustentável.
Até novembro serão desenvolvidas diversas atividades nos municípios, caso de expedições, painéis e outras iniciativas.