Um grupo de aproximadamente 60 educadores ambientais de 25 municípios da região Oeste do Paraná participou sexta-feira (04), em Brasilândia do Sul, de uma formação do Coletivo Educador do Oeste do Paraná. Os 25 municípios pertencem a Amop e estão sendo inseridos nas parcerias de Educação Ambiental da Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu dentro do Convênio Linha Ecológica.
Até 2018 o convênio Linha Ecológica era trabalhado com os 29 municípios que fazem parte da Bacia do Paraná 3 (BP3), porém, a partir da nova pactuação do Programa, houve ampliação a mais 25 municípios. Com este novo panorama, passam a fazer parte do Convênio Linha Ecológica os integrantes da BP3 e da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).
Nesta primeira etapa de formação foram trabalhados os documentos planetários como a Carta da Terra, Tratado de Educação Ambiental, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Programa Nacional de Educação Ambiental (Pronea) e a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA).
A proposta de formação dos novos Gestores de Educação Ambiental é de apresentar, estudar e provocar um aprofundamento dos conceitos norteadores da educação ambiental utilizada pela Itaipu e Lindeiros. “Foi um dia de muito trabalho em grupo refletido, estudando e trazendo esses conceitos que serão ferramentas estratégicas para fomentar projetos sociais e ambientais nos municípios em que os gestores atuam”, ressalta o coordenador do Convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider.
O coordenador frisa a importância do apoio, tanto da Itaipu Binacional, quanto do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, para a realização do trabalho de difusão das questões relacionadas à educação ambiental na região Oeste do Paraná.