Uma comitiva da região Oeste do Paraná, dos municípios que compreendem a Bacia do Paraná-3 (BP3), representou os projetos sócio ambientais da Itaipu e parceiros no 8º Fórum Mundial da Água, que ocorreu em Brasília, de 18 a 23 de março. Estiveram em foco iniciativas como Educação Ambiental, coletivo JOVEM, pescadores, Coleta Solidária, plantas medicinais, gestão por bacias hidrográficas entre outros. A participação esteve voltada a compartilhar as experiências socioambientais do território da BP3 com outras boas práticas.
A Vila Cidadã, por exemplo, é um espaço da sociedade civil onde a circulação é aberta para todos os públicos com oficinas e apresentações do cuidado com a água á nível mundial. A água como um bem público e democrático para o uso comum de todos. Também experiências de como lidar com a crise hídrica, estratégias de superação dessa dificuldade estiveram em pauta.
Conforme o gestor do Convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider, houve a presença de muitos jovens engajados numa proposta de compromisso de preservar e cuidar desse bem comum que integra povos e nações, água como fonte integradora.
Várias experiências do território da BP3 foram apresentadas no Fórum, sendo uma forma de compartilhar as iniciativas da Itaipu e parceiros com outros países.
Estratégias de superar a crise hídrica compartilhadas por diversos países com planejamento da ocupação territorial, cisternas, recuperação de nascentes, reaproveitamento do reuso da água, uso consciente, planejamento e projetos de organização das bacias hidrográficas, iniciativa do poder público e privado com projetos e gestão das águas são temas de reflexão.
A participação da comitiva foi viabilizada por intermédio da Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, por intermédio do Convênio Linha Ecológica.