Os artesãos classificados no Concurso de Artesanato Sustentável ao Lago de Itaipu foram premiados nesta terça-feira (26). A cerimônia de entrega da premiação ocorreu concomitantemente à inauguração do Mercado Público Barrageiro em Foz do Iguaçu. Os primeiros lugares de cada uma das quatro categorias ganharam R$3 mil, além de visita a atrativos turísticos.
O evento também marcou o lançamento do e-book ‘Tranças da Sustentabilidade - Artesanato Típico com Fibra de Bananeira’, que destaca a inovação na utilização da fibra de bananeira. A obra tem como personagens principais, Anália Lino Ferreira e Emília Machado, mãe e filha. As artesãs passaram a refinar as fibras do caule da bananeira, o que rende um produto mais delicado em com possibilidade de acabamento mais refinado.
O evento reuniu autoridades, artesões e público em geral em um momento de celebração à arte e à preservação ambiental, segundo a diretora técnica do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sandra Finkler, atual presidente da Adetur Cataratas e Caminhos. O presidente do Conselho dos Lindeiros, Evandro Grade (Zado), destaca a importância de iniciativas que integrem arte, sustentabilidade e identidade regional.
Além do Conselho dos Lindeiros, que também contou a presença de seu vice-presidente, Antônio França Bejamim, e Adetur, o concurso de artesanato conta com parceria do Itaipu Parquetec e Itaipu Binacional. A iniciativa teve como objetivo valorizar a criatividade e promover práticas sustentáveis na produção artesanal com expressão da identidade cultural da região, fato que também foi destacado pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri e pelo diretor de Coordenação, Carlos Carboni.
Entre as obras premiadas, destacam-se criações inovadoras que utilizam materiais alternativos e naturais, além de representar elementos da fauna, flora e cultura regional, segundo o diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, que esteve no evento junto com o superintendente da entidade, Irineu Colombo.
Premiados
Na categoria que valorizou o artesanato sustentável e inovador com materiais alternativos que representam a região do lago de Itaipu, o prêmio foi para a obra "Ybira Solis", criada por Vanessa Oliveira, de Foz do Iguaçu.
Na categoria dedicada ao artesanato que representa o Programa Caminhos do Iguaçu, a obra vencedora foi “Relicário da Fé”, da artista Ciliany Perdoná de Santa Terezinha de Itaipu.
O prêmio para o uso de materiais vindos da natureza com retirada sustentável, ficou para a obra “Belezas do Iguaçu”, de Kátia Regina Apolinário Chagas, de Foz do Iguaçu. “Não foi fácil chegar até aqui, mas é muito gratificante”, ressalta Kátia Chagas.
Por fim, na categoria que homenageou a mascote da região, a capivara, aplicada em materiais alternativos ou naturais, o destaque foi para o Capivarte, criação de Vanessa Oliveira, Foz do Iguaçu.
O evento enfatizou a importância da participação de todos os artesãos e um agradecimento especial aos organizadores.