Em consonância com a 18ª Primavera dos Museus, cujo tema central é a acessibilidade e inclusão social, o Ecomuseu de Itaipu, está realizando uma campanha educativa, em ação coordenada pela equipe de cultura do Convênio Linha Ecológica, firmado pela Itaipu Binacional com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, e articulada com as secretarias de cultura do território. São mais de 35 ações sobre acessibilidade e inclusão social, nos 31 municípios do Oeste do Paraná, que aderiram a ação. Esta iniciativa busca ampliar e intensificar o debate sobre a democratização do acesso aos espaços culturais, combatendo o capacitismo e promovendo uma cultura mais inclusiva.
Diversas atividades educativas estão em andamento em museus, bibliotecas e espaços culturais nos municípios envolvidos, com exposições, palestras, visitas guiadas e oficinas. As dinâmicas são destinadas a sensibilizar e educar sobre a importância da inclusão e acessibilidade para todos os seus públicos.
Concluindo as atividades, na sexta-feira (27), será ministrado, pela museóloga Carla Grião, o minicurso: “O papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos”, que ocorrerá no Teatro Sefrim Filho, em Cascavel. Este evento visa reforçar o aprendizado e as práticas de inclusão entre os profissionais e voluntários que participam da campanha, garantindo que os conceitos de acessibilidade sejam amplamente adotados e implementados, segundo os organizadores.
Os municípios do Oeste vão receber um kit de livros que discutem a diversidade cultural, acessibilidade de inclusão social para serem trabalhadas em seus municípios, junto com a comunidade.
A programação completa da 18ª Primavera dos Museus, que é a maior de sua história com mais de 2,3 mil atividades em quase mil instituições em todo o país, pode ser acessada através da plataforma Visite Museus. Esta plataforma permite aos interessados verificar as instituições participantes e as atividades cadastradas, enfatizando a expansão e o impacto dessa iniciativa em nível nacional.
Esta campanha educativa do Ecomuseu de Itaipu, conforme a equipe de cultura do Convênio Linha Ecológica, reflete o compromisso cultural e com a educação no Oeste do Paraná e reitera a importância de construir espaços acessíveis e inclusivos para todos os públicos, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária.