Secretários e diretores de esportes dos 16 municípios que margeiam o Lago de Itaipu estiveram presentes nesta terça-feira (27), em uma reunião na sede do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu em Santa Helena para conhecer detalhes do projeto Futsal Lindeiro. A gestão é feita pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Regional do Oeste do Paraná (Ipop), Faesi Uniguacu de São Miguel do Iguaçu e, financiado pela Itaipu Binacional.
O objetivo social foca o resgate das crianças no contra turno escolar por intermédio das práticas esportivas em três categorias de futsal, sub 11, sub 13 e sub 15.
O projeto propõe contribuir para a formação e resgate de crianças, jovens e adolescentes que se encontrem em situação de vulnerabilidade pelo ensino gratuito do futsal, segundo o coordenador administrativo do Ipop, Pedro Seffrin. Além disso, deve ser organizada uma competição que contará com a participação das equipes de futsal da região. Este tipo de iniciativa, segundo a proposta apresentada aos gestores municipais, visa proporcionar maior interesse dos cidadãos da região Oeste do Paraná na prática da modalidade e a socialização entre os participantes.
Parceria
Na parceria, a Itaipu e o Ipop farão a contratação de um professor de Educação Física em cada município, assim como, de arbitragem para as competições, premiações e aquisição de material esportivo destinado aos treinamentos.
As gestões municipais devem disponibilizar transporte para as equipes em jogos amistosos, ginásio de esportes para treinamentos e alimentação aos atletas e comissão técnica quando da realização de jogos.
Aos professores contratados compete, as inscrições dos atletas, controle de frequência, ministrar os treinamentos e fazer os jogos amistosos.
O início das atividades já está autorizado, porém depende da organização dos detalhes em cada município.