Aproximadamente 150 jovens, de nove municípios participaram sábado (07) do segundo encontro de confraternização da Gincana Jovens Lindeiros Ligados à Vida. O evento foi realizado no Centro de Eventos Werner Wanderer, em Marechal Cândido Rondon. Na programação do dia esteve a apresentação do teatro de cada equipe, grito de guerra, e dinâmicas com o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A gincana, que tem duração de quatro meses, iniciou em agosto e se estende até novembro. Ao todo são 10 ações desenvolvidas pelas 11 equipes de jovens em seus municípios, dentro do que é exigido. O evento é organizado pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu em parceria com a Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur), administrações municipais e Itaipu Binacional.
Uma das participantes, Dalise Tavares, observa a importância do trabalho de desenvolvimento das ações nos municípios como aprendizado. Para o coordenador da equipe de Marechal Cândido Rondon, Sérgio Alfonso, é importante observar da interação entre os grupos.
A diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler ressalta as atividades e dinâmicas desenvolvidas no segundo encontro com simulações de operações policiais e utilização de cães.
Ao longo de dois meses, as 11 equipes participantes se dedicaram intensamente a uma série de atividades, segundo o tesoureiro do Conselho dos Lindeiros e vereador de Marechal Cândido Rondon, Cristiano Metzner (Suko), que participou da abertura do encontro, juntamente com o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Márcio Rauber, a primeira-dama, Josiane Rauber, uma das juradas da gincana, Gracieli Schubert Kuhl, o agente da PRF, Roberto Gomes e o superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu Binacional, Wilson Zonin.
A Gincana tem como objetivo sensibilizar as pessoas para uma vida mais saudável e plena, além de conscientizar sobre o papel da família e promoção do turismo regional.
Teatro
As peças teatrais, que fizeram parte do encontro de confraternização, tinham como foco os potenciais turísticos de cada município e da região. Dentro da programação geral os jovens devem cumprir as ações e abordam temas como, contrabando, descaminho, tráfico e uso de drogas.
Após a apresentação dos gritos de guerra e das peças teatrais, no período da tarde foram realizadas as dinâmicas do pelotão do canil do BPFron e da Polícia Rodoviária Federal de Guaíra, ações para ampliar o conhecimento dos jovens sobre a segurança pública, fiscalização e conformidades com as leis e normas de trânsito.
Ações publicadas
No site do Conselho dos Lindeiros, no endereço lindeiros.org.br/gincana2023 podem ser conferidos todos os detalhes e acompanhadas as ações de cada grupo. Para tanto basta rolar o cursor pela página. No item ‘Entrega das Ações’, ao lado do nome da equipe, basta clicar nos círculos verdes, que assinalam a conclusão das atividades, para ver os relatórios com imagens e vídeos.