Os gestores municipais de Educação Ambiental dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3), participaram, em Santa Helena nesta sexta-feira (23), do Encontro de Alinhamento e Planejamento da Itaipu Binacional, com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, pela Rede Linha Ecológica. O objetivo foi atualizar informações e encaminhar as tratativas relacionadas ao encerramento do atual convênio entre as instituições referentes à gestão em educação ambiental nos municípios integrantes da BP3.
Na pauta esteve a avaliação das ações de 2017, cronograma das atividades de 2018 como, reuniões de alinhamento e formação dos gestores de educação ambiental, Coletivo Educador, Saúde Integrativa na Escola, oficinas de educação ambiental nas microbacias e Coletivo Jovem.
Além disso, também foi abordado o apoio a projetos com a prestação de contas, utilização do recurso de educação ambiental previsto nos convênios das microbacias e do projeto coleta solidária, definição da Ação Integrada para o Dia Mundial da Água e participação no Fórum Mundial da Água em Brasília.
Conforme a gerente da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, Leila Alberton, a proposta é planejar a agenda para os próximos dois meses e encaminhar a renovação de contrato tendo em vista uma ampliação com um novo convênio para 54 municípios.
O coordenador do convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider, enaltece o trabalho que foi desenvolvido e frisa as propostas fomentadas e executadas em parceria.
A ampliação de 29, para 54 municípios, faz parte de uma iniciativa da própria Itaipu Binacional que passa a atual junto aos federados à Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), como forma de contemplar uma região geográfica adjacente à área lindeira ao Lago de Itaipu.