Uma comitiva composta por 36 representantes de municípios do Oeste do Paraná participou de uma visita técnica que teve como objetivo conhecer projetos bem-sucedidos (cases de sucesso) de sustentabilidade em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Viabilizado pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Itaipu e Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), o grupo conheceu iniciativas que servem de inspiração para aplicar ações semelhantes em suas localidades.
A comitiva contou com a participação do prefeito de Matelândia, Maximino Pietrobon, do vice-prefeito de Ouro Verde do Oeste, Lessandro Souza da Silva, além de secretários de agricultura, gestores municipais de educação ambiental (Gmeas), técnicos de unidades de valorização de recicláveis (UVRs), integrantes do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, Social, Educacional e Cultural Sustentável da Região Oeste do Paraná (Cidersop), Consórcio Intermunicipal Piquiri, e representantes da Itaipu Binacional, Conselho dos Lindeiros e PTI.
A visita técnica, que ocorreu entre os dias 18 e 21 de julho de 2023, trouxe aos representantes dos municípios do Oeste do Paraná a oportunidade de conhecer e se inspirar em projetos bem-sucedidos de sustentabilidade em diferentes regiões do Sul do Brasil, segundo o presidente do Conselho dos Lindeiros, o prefeito de Santa Helena, Evandro Grade (Zado).
Reuniões e projetos apresentados
A agenda da comitiva teve início na cidade de São Miguel do Oeste (SC), onde foi feita reunião na Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc). Na ocasião, foram apresentados diversos projetos, incluindo iniciativas relacionadas a licenças ambientais, compras compartilhadas e Bônus Rural. Os representantes puderam trocar experiências e aprender com os resultados alcançados na região, segundo o gestor do convênio Linha Ecológica: Educação para a Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território, Mauri Schneider.
Em seguida, a comitiva cumpriu agenda em Santiago (RS), onde se encontrou com o prefeito Tiago Gorski Lacerda e secretários municipais. Na reunião, houve uma explicação sobre os projetos ‘Pila Verde’ e ‘Pila Azul’, uma iniciativa que tem como foco a sustentabilidade e o desenvolvimento de ações ecológicas. Os ‘Pilas Verdes’ são pagos a quem entrega materiais orgânicos e podem ser utilizados nas Feiras do Produtor de Santiago e o ‘Pila Azul’ a quem entrega recicláveis para serem convertidos em bônus na utilização de quadras esportivas. O projeto está sendo ampliado para a moeda agroecológica também ser utilizada em entradas de cinemas, estacionamento e transporte público. Os servidores municipais têm um cartão para gastos exclusivos na feira do município, segundo Schneider, o que incentiva a comercialização da produção rural familiar.
Visitas a propriedades projetos locais
A comitiva também teve a oportunidade de visitar propriedades rurais na região de Santiago, iniciativas de compostagem e a feira do produtor do município.
Com o conhecimento absorvido, e constatado na prática, novas perspectivas e aprendizados são disponibilizados, uma iniciativa em busca de soluções inovadoras para manutenção e aperfeiçoamento de políticas ambientais e sociais.