Nesta terça-feira (11), foi realizada uma reunião da Rede de Cooperação para o Artesanato, em Guaíra. Os participantes definiram os detalhes para o segundo Encontro de Artesãos e a primeira Feira de Artesanato dos Lindeiros. A diretora técnica do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sandra Finkler, destaca positivamente a programação definida em conjunto.
Ficou agendado que o evento será realizado em Guaíra no dia 23 de setembro de 2023. Durante o encontro, os participantes terão acesso a seis oficinas, sendo duas delas voltadas para técnicas artesanais, segundo Sandra Finkler. “As demais oficinas abordarão temas como precificação de vendas, uso das mídias sociais e técnicas de fotografia”, ressalta. “Além disso, uma das oficinas será dedicada à criação de produtos utilizando tecidos descartados pelas fábricas, com foco inicial na confecção de ecobags, dentro do Programa Partiu Região com a Rede. A ideia é desenvolver outros produtos para venda a partir desses materiais”, informa.
O encontro de artesãos está programado para o período da manhã, no Centro Náutico Marinas de Guaíra e a feira de artesanato ocorrerá à tarde na praça Duque de Caxias.
A reunião contou com a participação de responsáveis pela cultura, turismo e apoio aos artesãos nos municípios envolvidos. “Vale ressaltar que alguns municípios já têm interesse em sediar as próximas feiras de artesanato”, destaca Sandra Finkler.
Conforme os participantes da reunião de alinhamento, o Encontro de Artesãos e a Feira de Artesanato dos Lindeiros dever ser uma excelente oportunidade para aprimorar habilidades, aprender novas técnicas e ampliar redes de contatos. Além disso, a feira possibilitará a exposição e comercialização dos produtos artesanais, valorizando o trabalho dos profissionais e incentivando a atividade como fonte de renda.
Com a realização do evento o Conselho dos Lindeiros leva alternativas de renda aos municípios como forma apoio às administrações municipais no desenvolvimento de políticas públicas, fomentar a cultura e novas oportunidades para economia criativa e circular.