O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, por intermédio da Rede de Cooperação para o Artesanato, desenvolve uma série de palestras nos municípios lindeiros. O objetivo é agregar conhecimento a quem trabalha com artesanato, e auxiliar na venda.
A palestra é proferida pela diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler e consiste em explicar o que é a Rede de Artesanato, porque foi formada e quem pode participar.
Além disso é abordado o segundo encontro da Rede e ações para o desenvolvimento do artesanato na região, como por exemplo, a parceria com a Adetur Cataratas e Caminhos para a confecção de ecobags.
A palestra também abordou o mercado para o artesanato, trabalho cooperativo e venda global.
As participantes são estimuladas a interpretar o que é agregação de valor, qualidade, o preço de compra, preço do produto de venda e a relação entre preço e produção, segundo Sandra Finkler.
A artesã Sara de Oliveira Maicrovicz ressalta que o conteúdo é importante para agregar, divulgar o trabalho e a arte, com integração com outros municípios.
Sarah Scoassabia tem 14 anos e se dedica ao artesanato, atividade que, segundo ela, ajuda, inclusive, no desempenho escolar. “Quando eu preciso fazer algum trabalho de escola, eu já tenho uma técnica pra conseguir agregar aquilo e até ganhar mais nota por causa de ter um trabalho bem feito, eu consigo ajudar meus amigos, eu consigo presentear alguém e até melhorar a técnica, desestressar, fazer por lazer, por exemplo”, observa.
Dentro de um calendário pré-definido, as palestras serão levadas a todos os municípios da região lindeira.