O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu terá Assembleia Geral Ordinária (AGO) dia 28 de fevereiro. Este ato marcará, dentre outros fatores, a eleição e posse de nova diretoria. As inscrições de chapas devem ser protocoladas até às 17h do dia 24 de fevereiro de 2023. São convocados os prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e presidentes das associações comerciais e empresariais dos municípios lindeiros.
A AGO ocorrerá no auditório do Conselho dos Lindeiros, em Santa Helena, às 9 h em primeira convocação, ou em segunda convocação, às 9h e 30min, com qualquer número de conselheiros presentes.
Os assuntos em pauta compreendem a definição dos valores de mensalidades; Assinatura do protocolo de intenção do consórcio multifinalitário; Plataforma da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Prestação de contas com parecer do Conselho Fiscal; e eleição e posse de nova diretoria e Conselho Fiscal. “Aguardamos a presença de grande número de conselheiros, tanto dos poderes executivos, legislativos e de associações comerciais”, destaca o presidente, prefeito de Guaíra, Heraldo Trento.
Inscrições de chapas
Para concorrer à diretoria, o pedido do registro de chapa deverá ser feito em requerimento ao Conselho dos Lindeiros, com o nome dos candidatos, os quais devem estar em gozo de seus direitos sociais. Será admitido somente o registro de chapas completas, contendo os nomes dos candidatos à Diretoria Executiva e ao Conselho Fiscal, conforme edital de convocação. A diretoria da entidade é composta pelos cargos de presidente; vice-presidente, secretário; vice-secretário; tesoureiro e vice-tesoureiro.
Os cargos de presidente e vice-presidente devem ser ocupados por prefeitos. Os cargos de secretário e vice-secretário são atribuídos a presidentes de associações comerciais ou membros por estes indicados, e os cargos de tesoureiro e vice-tesoureiro serão ocupados por presidentes de câmaras ou vereadores indicados pelos poderes legislativos.
O Conselho Fiscal será constituído por cinco membros, sendo três efetivos e dois suplentes. Os membros efetivos serão prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e presidentes de associações comerciais. As chapas que concorrerão para o Conselho Fiscal não podem estar vinculadas às chapas da Diretoria Executiva.