Assistentes sociais dos municípios que margeiam o Lago de Itaipu se envolvem na organização dos primeiros detalhes para a realização do Projeto Jovens Lindeiros Ligados à Vida. A organização é do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Itaipu Binacional, juntamente com as administrações municipais.
São 16 municípios que envolverão até 25 pessoas por grupo. Milhares de pessoas serão impactadas com as ações que abordam temas de segurança pública, tendo como principais destaque o contrabando e o descaminho e a violência doméstica.
Os jovens produzirão vídeos, programas de rádio e desenvolverão ações nas comunidades de seus municípios como forma de levar informações e conscientização a respeito das problemáticas enfrentadas na região de fronteira, decorrente da situação geográfica, ou mesmo, situações do próprio seio familiar, conforme a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler.
Além das atividades específicas a cada cidade, três encontros vão reunir os jovens dos 16 municípios para ações conjuntas, com palestras, orientações e apresentações de produtos e ferramentas desenvolvidos pelos participantes da Gincana. Os primeiros detalhes foram discutidos em reunião quinta-feira (08), na sede dos Lindeiros.
Protagonismo jovem
A Coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), de Santa Helena, Delise Ana Silveira, participa do projeto pela primeira vez, mas já consegue ver benefícios na proposta que visa estimular o protagonismo jovem.
A coordenadora do Serviço de Convivência da Assistência Social de Mundo Novo (MS), Luana Mendes ressalta que, além da premiação, a conscientização quanto à inclusão dos jovens à sociedade é um fator muito importante na formação da personalidade dos participantes da Gincana.
A conscientização e o despertar para a promoção de hábitos positivos na sociedade estão entre os objetivos da Gincana Jovens Lindeiros Ligados à Vida.