Representantes dos municípios lindeiros ao lago de Itaipu têm a oportunidade de participar, dia 10 de novembro, da Oficina de Planejamento do Programa Paraná Produtivo. O evento ocorrerá no Campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Marechal Cândido Rondon, das 8h às 18 horas. A oficina será realizada em parceria pelo Governo do Estado do Paraná com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.
O foco com esta oficina é envolver, principalmente, representantes das administrações municipais como, planejamento, gabinete, ou setores afins, associações comerciais, conselhos de desenvolvimento e câmaras de vereadores, conforme a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail conselho@lindeiros.org.br. Os interessados devem informar que desejam participar da oficina e enviar nome completo, telefone, cargo e município.
Objetivo da oficina
O objetivo, segundo o professor José Ângelo Nicácio, é integrar o território dos lindeiros ao Paraná Produtivo. “Em trabalho junto ao Conselho dos Lindeiros observou-se que a maioria das demandas poderiam ser encaminhadas junto ao Governo do Estado com auxílio da Coordenaria de Projetos do Paraná”, ressalta.
A intenção é, durante o Paraná Produtivo, buscar alternativas que já estão sendo executadas para ter soluções na região, segundo Nicácio. “A plataforma ajuda a pensar o território como uma forma sistêmica e de solução com ferramentas que já estão disponíveis”, explica.
Com esta iniciativa, dentro do Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR), o que se quer é incentivar a prática de planejamento, pois, na maioria das vezes foca-se em problemas que já estão sendo observados há muitos anos, sem soluções.
Paraná Produtivo
O Paraná Produtivo é uma iniciativa estruturada pela Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes, em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e com o Serviço Social Autônomo Paraná Projetos, que busca implantar planos de desenvolvimento produtivo nas regiões que ainda não foram contempladas por nenhuma iniciativa já estruturada, baseando-se na premissa de que o desenvolvimento produtivo integrado tem caráter endógeno, partindo do alinhamento estratégico entre instituições públicas e privadas, aliado ao empoderamento da sociedade, em convergência a este objetivo comum.
Objetivos
Dentre os objetivos do Paraná Produtivo está o desenvolvimento de territórios do Estado do Paraná, integrando os agentes locais e governamentais com o intuito de criar uma dinâmica positiva que fomente o desenvolvimento produtivo regional; Integrar as políticas públicas em nível municipal e estadual, sincronizando-as com ações desenvolvidas por entidades representativas, pelo setor produtivo empresarial e pelo setor acadêmico visando a implantação do plano em questão.
Além disso, com este trabalho visa-se direcionar os recursos do Governo do Estado de forma integrada, convergindo ações, e otimizando recursos provenientes dos ativos locais para o desenvolvimento de projetos estruturantes para as regiões selecionadas.