Representantes de artesãos da região lindeira se reuniram nesta terça-feira (20), na sede do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu para deliberarem sobre algumas questões relacionadas ao setor. Dentre os assuntos estiveram, a avaliação quanto aos resultados do I Encontro da Rede de Cooperação do Artesanato, realizado em agosto. Outro destaque foi a participação na Mega Artesanal em São Paulo, que será realizada de 26 a 29 de outubro. Também foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Frontera – Comunicação, Cultura, Natureza.
Ao avaliar o I Encontro da Rede de Cooperação do Artesanato, os participantes destacaram a importância de cursos aos artesãos para venda pela internet, produção de imagens, descrição dos produtos, feira itinerante e informações a respeito das normas.
Os quesitos devem fazer parte do planejamento estratégico, que levará em conta as informações levantadas junto aos artesãos. O objetivo é a troca de informações entre os envolvidos, segundo a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler. “Um cronograma deve ser estabelecido para 2023”, ressalta.
Marlei Farias, uma das coordenadoras da rede de artesanato, ressalta a conciliação do trabalho e o desenvolvimento conjunto. “Já tivemos os primeiros passos com cadastramento dos artesãos e formação de um grupo regional com fomento e experiências positivas”, ressalta.
Mega Artesanal
Os artesãos também foram convidados para a Mega Artesanal, que será realizada em São Paulo. O Conselho dos Lindeiros fornecerá o transporte para o evento por intermédio da Linha Ecológica, e os artesãos custearão sua hospedagem, alimentação e deslocamento na cidade, conforme Sandra Finkler.
A Mega Artesanal é realizada há mais de 15 anos, com a participação da indústria, do comércio, dos ateliês, confeiteiros e artesãos.
São oferecidos cursos e demonstrações, além dos lançamentos e venda de produtos, matérias primas, projetos, desafios, exposições, premiações, encontros e negócios.
A saída de Santa Helena está programada para 15h do dia 27 de outubro e a chegada de retorno dia 30, próximo ao meio dia. Os artesãos poderão participar do evento em dois dias, 28 e 29 de outubro.
Captação de recursos
Na reunião foi aberto espaço ao Instituto Frontera – Comunicação, Cultura, Natureza, para apresentarem os trabalhos que são desenvolvidos em prol da cultura, com foco no artesanato, como, por exemplo, para busca de recursos. Além disso há trabalho com formação, gestão e consultoria. “O objetivo é levar conhecimento às pessoas”, segundo os representantes da empresa.
Estruturação do artesanato
A reuniões para a formação da Rede de Cooperação do Artesanato iniciaram em abril e percorreram os 16 municípios lindeiros ao lago de Itaipu, por intermédio do Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR), pelo eixo ‘inovação’.