Gestores municipais de educação ambiental de 15 municípios da região Oeste do Paraná e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul (Conisul) participaram nesta sexta-feira (08) da 5ª visita técnica aos municípios de Santa Helena, Missal e Itaipulândia. Esteve contemplado o eixo ‘Gestão por Bacia Hidrográfica e Turismo Rural’, pelo Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, por meio do convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território.
A programação iniciou com café da manhã no Sítio Silva, uma propriedade voltada ao turismo rural em Santa Helena. Na sequência houve visitação e explanação sobre práticas conservacionistas na readequação de estradas, conservação de solo e recuperação de nascentes. Outro destaque foi a eficiência energética, com visita a uma propriedade modelo na instalação de biodigestores e energia fotovoltaica.
O almoço foi servido no Recanto Familiar Sonho Meu, de Santa Helena. No período da tarde a comitiva foi aos municípios de Missal e Itaipulândia onde foram conhecidos modelos de abastecedouros, asfaltamento de estradas com TST (tratamento superficial triplo) e calçamento poliédrico, além de mata ciliar no Rio São João e diálogo sobre modelo de gestão por bacias hidrográficas.
O encerramento ocorreu com café da tarde, servido pela Associação dos Agricultores Orgânicos de Missal (Apromis), no monumento de Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia.
Interação regional
Conforme o gestor do convênio Linha Ecológica, pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Mauri Schneider, a programação foi importante para compartilhar conhecimentos em diferentes setores. “A visita técnica contextualiza na prática as vivências a temáticas trabalhadas nas formações teóricas”.
A possibilidade de interação e busca por conhecimento está entre os destaques da comitiva. “A visita foi importante porque possibilita a troca de experiências. Quero parabenizar a Itaipu Binacional pelo trabalho que está sendo desenvolvido”, destaca o vice-presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Santa Helena, Evandro Grade (Zado).
A intenção foi mostrar os trabalhos em gestão por microbacias, conforme um dos coordenadores da visita, e gestor de Bacia Hidrográfica da Itaipu Binacional, Seno Leopoldo Anton.
Parceria
Dentro de parceria, por um termo de cooperação técnica, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), certifica o processo formativo teórico e prático como projeto de extensão universitária pelo campus de Marechal Cândido Rondon, por intermédio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), através do mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS).
Aliar teoria e prática está dentro da metodologia. “As experiências vividas pelos educadores nestas formações além de promover o aperfeiçoamento técnico, contribuem para uma formação integral, necessária a todos, especialmente aos educadores ambientais”, ressalta Lucilei Rossasi, da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional.
Cronograma
Ao todo serão oito visitas técnicas regionais até julho de 2023. O Convênio Linha Ecológica é uma parceria entre a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao lago de Itapu.