O Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR) iniciou o processo de formação da rede de cooperação técnica do artesanato. A primeira reunião foi realizada na última semana em Guaíra. Outros encontros ocorrerão nos próximos dias nos demais municípios da região lindeira. A rede contempla o eixo ‘inovação’, com os arranjos produtivos.
Em Guaíra foram abordadas as necessidades, problemas e outras questões relacionadas ao artesanato. O trabalho é de extrema importância, segundo a presidente da Associação Guairense de Artesanato, Maristela Aquino.
Dentre o que foi elencado está a necessidade de capacitação e treinamento com abordagem ao empreendedorismo, conforme os participantes.
A iniciativa recebe a avaliação positiva, segundo Maristela Aquino.
A diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, ressalta que reuniões devem ser mantidas até o final de maio. Em junho haverá um encontro regional para formalizar a rede de cooperação técnica do artesanato.
Nos próximos dias reuniões serão realizadas nos demais municípios.
Os eixos de trabalho
Este é um dos trabalhos que é desenvolvido por intermédio do PGR, embasado em 11 eixos: governança, gestão pública, sustentabilidade, negócios e renda, saúde, papel da universidade, inovação, agricultura familiar, segurança e competitividade para a cadeia produtiva, infraestrutura e segurança pública.
Comitê do PGR
O comitê gestor é formado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Conselho dos Lindeiros, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Estado do Paraná, Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI), Fundação Araucária, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Itaipu Binacional.