O Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR) alinha parceria de trabalho com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Uma pauta foi desenvolvida com a equipe da instituição na última sexta-feira.
O gerente da unidade da UEMS de Mundo Novo, Leandro Marra, destaca que o objetivo é contribuir, principalmente, na questão ambiental e desenvolvimento territorial sustentável.
A universidade tem três cursos disponíveis, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Agronomia, e poderá apresentar, dentro destas disciplinas, linhas de trabalho possíveis de serem desenvolvidas, com entregas à sociedade.
Leandro Marra observa que Mundo Novo é o único representante de Mato Grosso do Sul no Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, e através da UEMS discute como a universidade poderá contribuir com o PGR dentro dos 11 eixos propostos.
A universidade também será um elo entre os governos estaduais do Mato Grosso do Sul e do Paraná, segundo Marra.
O professor observa que ainda não há um modelo pronto de ação e a intenção é preparar uma linha de trabalho para a universidade ser indutora de desenvolvimento, com protagonismo para Mundo Novo.
O próximo passo é uma reunião com a reitoria da universidade para incluir outros órgãos do Estado no PGR, conforme Leandro Marra.
O Programa de Governança foi apresentado pelos professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), José Ângelo Nicácio e Douglas Roesler, e pela diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler.
Eixos
O PGR trabalha em 11 eixos: governança, gestão pública, sustentabilidade, negócios e renda, saúde, papel da universidade, inovação, agricultura familiar, segurança e competitividade para a cadeia produtiva, infraestrutura e segurança pública.