Uma comitiva composta por representantes de prefeituras do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu participou de uma viagem técnica nesta quarta-feira (23), para conhecer alguns detalhes de funcionamento da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri). Dentre os principais interesses esteve o Departamento de Engenharia, responsável pela elaboração de projetos dos associados.
A organização da agenda teve a colaboração da regional de Cascavel do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Conforme o gerente, Augusto Cesar Stein, o objetivo foi conhecer boas práticas e que podem ser utilizadas, ou adaptadas na região.
O prefeito de Guaíra, presidente do Conselho dos Lindeiros, Heraldo Trento, ressalta que é sempre importante conhecer experiências novas. “Resguardadas as devidas diferenças, muitas iniciativas poderão ser aproveitadas”, observa. “A usina de projetos, por exemplo, é uma ideia que está sendo trabalhada junto à Itaipu Binacional”, frisa.
Conforme o presidente, os prefeitos lindeiros devem ser reunidos e, representantes da Amfri compartilharão informações a respeito da entidade, com destaque para o Departamento de Engenharia.
Engenharia e projetos
De acordo com a direção da Amfri, para os municípios contratarem, por conta própria, um projeto de engenharia é extremamente complexo e, através da associação este processo é simplificado. “São atendidos diversos projetos e é uma estrutura extremamente econômica, porém, há algumas condicionantes legais que precisam ser respeitadas”, explica o diretor executivo, João Luiz Demantova.
Pela lei, segundo a Amfri, as administrações municipais só podem fazer contribuições associativas. Para isso há leis aprovadas pelas câmaras de vereadores em todos os municípios. O repasse é baseado em percentual igualitário e que leva em consideração o valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Desenvolvimento regional
Atualmente o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu trabalha com ações do Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR). Dentro deste contexto, o conhecimento sobre experiências desenvolvidas em outras associações similares é muito interessante, segundo Heraldo Trento.
O PGR contempla 11 eixos de atuação: governança, gestão pública, sustentabilidade, negócios e renda, saúde, papel da universidade, inovação, agricultura familiar, segurança e competitividade para a cadeia produtiva, infraestrutura e segurança pública.
O comitê gestor do Programa é formado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Conselho dos Lindeiros, Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Itaipu Binacional.
Região na viagem
A viagem técnica teve como participantes o presidente do Conselho dos Lindeiros, Heraldo Trento, vice-prefeito de Guaíra, Gileade Osti, diretora técnica do Lindeiros, Sandra Finkler, professores da Unioeste, Douglas Roesler e José Ângelo Nicácio, vereador de Guaíra e tesoureiro do Conselho dos Lindeiros, Givanildo Tirolti, gerente regional do Sebrae Augusto Stein, consultor do Sebrae, Adir Mattioni, servidora da prefeitura de Santa Helena, Edna Lara Wiellenz, servidor da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, Juliano Bortolon, vice-prefeito de Medianeira, Evandro Rohling Mees, consultor do Sebrae de Curitiba, Vinicius Milani e o vereador de Marechal Cândido Rondon e vice-tesoureiro do Conselho dos Lindeiros, Vanderlei Caetano Sauer.