O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu reuniu representantes de administrações municipais nesta quinta-feira (17), para alinhar iniciativas voltadas ao artesanato. A entidade desenvolve ações no setor desde 2006. Neste período houve, por exemplo, o Programa Ñandeva, até 2014, além das câmaras técnicas de artesanato.
Conforme a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, devido à procura dos artesãos e representantes de prefeituras, foi verificado que, dentro do Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR), pode ser trabalhado o tema.
O PGR trabalhará com redes e na reunião com representantes das administrações municipais, nesta quinta-feira foi proposta a Rede de Gestão do Artesanato Regional.
A partir de agora, até maio, serão feitas reuniões nos municípios com os artesãos para alinhamento e identificação dos envolvidos. Para junho está programado um encontro para definir diretrizes e estabelecer o que será trabalhado pela rede.