O Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, continua a busca por parceiros e ferramentas que possam integrar ações regionais. Nesta sexta-feira (28) foi feita uma visita à Universidade Estadual de Maringá (UEM), ao Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia).
O objetivo, segundo a diretora técnica do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sandra Finkler, é entender e integrar as ações, trabalhos e utilização de serviços para compor e desenvolver o Programa de Governança Regional (PGR).
Além do Conselho dos Lindeiros, a comitiva também foi representada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), pelos professores Douglas Roesler e José Ângelo Nicácio.
Compreensão do ecossistema
Conforme a pró-reitora de extensão e cultura da UEM, a professora-doutora Débora de Mello Gonçales Sant'Ana, o Nupélia tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos na busca da compreensão do ecossistema da Bacia do Rio Paraná, incluindo a parte livre e lago de Itaipu.
A proposta, segundo a professora, é participar do PGR com a contribuição de serviços ecossistêmicos, o que envolve a aplicação do conhecimento no complexo sistema aquático, na governança geral e contribuir com o desenvolvimento, geração de emprego e renda, aliado ao equilíbrio de sustentabilidade ambiental e das espécies.
O presidente do Conselho dos Lindeiros, Heraldo Trento, ressalta que busca a aliança e recursos para o desenvolvimento de projetos com vistas às obras estruturantes na região.
Eixos estruturantes
O programa contempla 11 eixos de atuação: governança, gestão pública, sustentabilidade, negócios e renda, saúde, papel da universidade, inovação, agricultura familiar, segurança e competitividade para a cadeia produtiva, infraestrutura e segurança pública.
Comitê gestor
O comitê gestor, formado pela Unioeste, Conselho dos Lindeiros, Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Itaipu Binacional.