Uma agenda em vários órgãos públicos em Curitiba foi cumprida por uma comitiva do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. O objetivo foi apresentar o Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, e, buscar parcerias voltadas à execução de projetos na região lindeira ao lago de Itaipu.
A comitiva foi representada pelo presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, vice-prefeito do município, Gileade Osti, professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), José Ângelo Nicácio e a diretora técnica do Conselho, Sandra Finkler.
Agenda
Na segunda-feira (06), no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a comitiva foi recebida pelo diretor de Operações, Julio Cezar Agostini, e pelo superintendente Vitor Roberto Tioqueta.
Na Invest Paraná foi mantida agenda com o diretor-Presidente, José Eduardo Bekin, com explanação a respeito das ações programadas e busca por apoio.
O programa também foi entregue ao secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes do Estado do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge.
Nesta terça-feira (07) o projeto foi apresentado na Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu), com a presença do superintendente Executivo - Álvaro José Cabrini Junior. Posteriormente, outra agenda foi cumprida junto ao Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), com apresentação ao diretor-presidente, Alexandre Amorim.
As agendas na Secretaria de Planejamento e na Sedu foram acompanhadas pelo assessor da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Paulo Afonso Schmidt.
Parcerias e recursos
O objetivo, segundo o presidente do Conselho dos Lindeiros, Heraldo Trento, é buscar aliança e recursos para o desenvolvimento de projetos dentro do Programa de Governança Regional com vistas às obras estruturantes na região. “É necessário fazer acontecer as ações e projetos estruturantes para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos dos municípios lindeiros. A região tem pressa”, ressaltou Trento.
Na região Oeste já foram firmadas várias parcerias que visam a execução de ações com o envolvimento de diferentes setores.
Eixos estruturantes
O programa contempla 11 eixos de atuação: governança, gestão pública, sustentabilidade, negócios e renda, saúde, papel da universidade, inovação, agricultura familiar, segurança e competitividade para a cadeia produtiva, infraestrutura e segurança pública.
Conforme o comitê gestor, formado pela Unioeste, Conselho dos Lindeiros, Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Itaipu Binacional, o programa tem uma perspectiva inicial de 10 anos e visa realizar projetos integrados que desenvolvam as potencialidades e atendam às necessidades dos municípios da região.