O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, com a Itaipu Binacional, por intermédio do convênio ‘Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território’ levou uma comitiva de gestores de educação ambiental da região para conhecer programas e atrativos no município de Guaíra.
Os locais visitados são definidos de acordo com o cardápio de formação e representam oportunidades complementares dentro do processo. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), fornece os certificados aos participantes, como projeto de extensão universitária pelo campus de Marechal Candido Rondon, por intermédio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), através do mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável.
Em Guaíra foi abordado o eixo ‘Natureza, Resíduos Sólidos, Monumentos Históricos e Culturais’. A visitação foi feita ao Parque Nacional de Ilha Grande, nova Unidade de Valorização dos Recicláveis (UVR), a Vila Velha de Guaíra e o Centro Náutico Marinas.
O prefeito de Guaíra, presidente do Conselho dos Lindeiros, Heraldo Trento, destaca a visitação, principalmente à UVR. “Há quatro meses a UVR já está em funcionamento e a visita é importante para entender como o processo é organizado”, ressalta. “Estamos prestes a avançar no aterro com a construção de uma segunda célula com funcionamento de longo prazo”, destaca.
Mais visitas
Estão programadas oitos visitas técnicas regionais. O projeto é desenvolvido na região oeste do Paraná e na Bacia do Paraná 3 (BP3). O gestor do convênio Linha Ecológica, pelo Conselho dos Lindeiros, Mauri Schneider, destaca que o objetivo é vivenciar e contextualizar os processos formativos, por intermédio das visitas técnicas.
Os próximos eventos devem ser realizados em 2022.