O Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, juntamente com o Conselho Regional de Administração do Paraná, e apoio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, realiza um curso sobre o Índice de Governança Municipal (IGM), desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração (CFA).
O IGM visa contribuir na gestão pública e atua em três dimensões: Gestão, que consiste na avaliação das práticas de administração adotadas pelos gestores públicos; Finanças, voltada à análise da disponibilidade de recursos e qualidade da gestão fiscal; e, Desempenho, uma avaliação dos resultados de políticas públicas para a sociedade.
O curso ocorrerá dia 23 de novembro de forma presencial, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Santa Helena, das 8h e 45min às 16h e 45 minutos. São convidados dois servidores das prefeituras dos municípios lindeiros, preferencialmente, graduados em administração e que atuam nas áreas de planejamento, orçamento, auditoria, projetos ou correlatas.
Referência
O IGM usa como valor de referência a média dos 10 melhores municípios do grupo. “O gestor poderá avaliar se está próximo, além, ou aquém deste índice de referência” destaca um dos coordenadores do Programa de Governança, professor Douglas Roesler.
A ferramenta vai embasar a decisão dos gestores e gerar informações que podem ajudar a melhorar a gestão pública com o uso de recursos para atender a população.
IGM e o Programa de Governança
O IGM, de acesso gratuito, se correlaciona com o Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, segundo Roesler, no eixo voltado à modernização da gestão pública.
O Programa de Governança
O Programa de Governança trabalha com 11 eixos de atuação: governança, gestão pública, sustentabilidade, negócios e renda, saúde, papel da universidade, inovação, agricultura familiar, segurança e competitividade para a cadeia produtiva, infraestrutura e segurança pública.