Depois de uma primeira etapa de formação para presidentes e vice-presidentes de câmaras de vereadores, agora a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu ampliam o ‘Programa de Formação de Vereadores: O Agente Público do Século XXI’ para todos os legisladores. A ação conta com apoio da Associação de Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná (Acamop) e tem como objetivo contribuir com o papel do legislativo como agente de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial o ODS que trata de cidades e comunidades sustentáveis.
O programa se divide em dois módulos. O primeiro que ocorreu nesta quarta-feira (22) e o segundo, uma continuidade do primeiro módulo, será no 06 de outubro.
O processo formativo é conduzido pela facilitadora Regina Migliori, consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), professora nos MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz de São Paulo e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Pauta
Os conteúdos trabalhados são: O legislativo e os desafios do século XXI; Ética, lei e valores; Planejamento estratégico do mandato; Vereador como agente de desenvolvimento sustentável; Interação entre os agentes públicos do legislativo e executivo; Abordagem sistêmica do vereador como agente público empreendedor; Criação de valor para o mandato; e as dimensões de impacto da atuação do vereador.
Desenvolvimento regional
O presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, ressaltou a responsabilidade dos legisladores quanto à gestão pública. “No poder público para tudo é necessário ter lei regulamentando, o que nos municípios é feito pelos vereadores”, frisou. “Devemos ter a humildade de procurarmos nos informar. As coisas mudam com uma velocidade extraordinária e por isso este evento é importante”, ressaltou Trento.
A Itaipu é o elemento de geração de energia e de recursos para a região e torna-se um vetor de desenvolvimento. São diversas ações e as prefeituras são os grandes parceiros, com convênios, ou contratos, muito bem estabelecidos. Uma série de ações já foi desenvolvida, com base, por exemplo nos ODS, segundo o superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu Binacional, Ariel Scheffer da Silva, que também enaltece as ações na região Oeste do Paraná.
O atual presidente da Acamop, vereador de Céu Azul, Jorge Rieger, ressalta que o momento é muito importante para o aprendizado, tendo em vista que os vereadores são o elo mais próximo à população.
Para esta segunda etapa da formação estão inscritos 112 vereadores de 46 municípios do oeste do Paraná e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Municípios da Região Sul do Mato Grosso do Sul (Conisul).