Um evento nesta sexta-feira (13), em Medianeira, reuniu prefeitos vereadores, vice-prefeitos e demais lideranças políticas, além de secretários municipais e representantes do setor produtivo, com o secretário Nacional da Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior. A pauta principal foi a piscicultura e o potencial da região Oeste para a aquicultura. A expectativa é positiva para a expansão da pesca no lago de Itaipu.
O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu foi representado no evento pelo vice-presidente da entidade, prefeito de Santa Helena, Evandro Grade (Zado). O objetivo foi a defesa de uma das principais pautas da região lindeira relacionada ao setor, a expansão da pesca no lago de Itaipu com a produção de peixes e incentivo ao turismo inerente à atividade pesqueira.
Conforme Evandro Grade, há uma expectativa positiva. “Com a presença do secretário Jorge Seif aproveitamos a oportunidade e pedimos para avançar nas tratativas entre os governos, brasileiro e paraguaio, para que o projeto de expansão de pesca no lago de Itaipu tenha autorização ambiental”, ressaltou.
Discussão binacional
A informação repassada pelo secretário nacional, segundo Zado, é de que foi promovido o contato entre o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro e presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez (Marito) para discutir as questões relacionadas ao setor pesqueiro no reservatório. “No lado brasileiro já há autorização ambiental e o próximo passo é ajudar o presidente paraguaio junto aos órgãos ambientais do país no intuito da alteração da legislação para colocar em prática o projeto no lago de Itaipu, o que vai contribuir muito para o desenvolvimento da região”, avalia Evandro Grade.
Com relação ao cultivo de peixes o secretário Jorge Seif Júnior ressalta que há um trabalho de adequação desde 2019. “Tínhamos algumas normativas que impediam o cultivo no Lago de Itaipu”. “Já visitamos, juntamente com o presidente Bolsonaro o presidente paraguaio três vezes e, o que precisa é uma alínea da Constituição Federal do Paraguai ser aletrada para possibilitar o cultivo de tilápia, por exemplo”, ressalta.
Potencial regional
Jorge Seif Júnior avalia que o Oeste do Paraná é um grande produtor de peixes e novas iniciativas são fundamentais para solidificar o setor e estimular o desenvolvimento com maior produtividade e abastecimento do mercado nacional.