O Convênio ‘Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território’, parceria da Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu disponibiliza diversas oficinas para 55 municípios do Oeste do Paraná.
Estão disponíveis para cada município nove oficinas, sendo três para recuperação de nascentes, duas para construção de cisternas, duas para hortas comunitárias e duas para grafite.
As oficinas têm como objetivo o caráter formativo, pedagógico e multiplicador, a exemplo do grafite, que visa abordar temas ambientais, cultura local e regional, hábitos saudáveis, paz e respeito ao próximo, desenvolvimento regional e segurança hídrica, segundo o gestor do Convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider.
Recursos
Os recursos disponíveis por município somam aproximadamente R$33 mil, um total de aproximadamente R$2 milhões para 55 municípios e incluem despesas para pagamento de oficineiros, ou facilitadores, alimentação, placas e kit oficina. “Os recursos são disponibilizados pelo convênio que envolve a Itaipu Binacional e o Conselho dos Lindeiros”, destaca Schneider.
A ação é coordenada nos municípios pelos gestores municipais de educação ambiental. “Os gestores têm duas secretarias de interface, caso das secretarias de educação e secretarias de agricultura e meio ambiente”, ressalta.
Protocolos
Os municípios também estão sendo orientados para seguirem todos os protocolos sanitários e de segurança para mitigar a proliferação da Covid-19. Dentre as orientações gerais a dica é a agenda da atividade com antecedência, orientação do público quanto aos cuidados a serem adotados como uso de máscaras, distanciamento físico e todos os protocolos, redução de resíduos nos locais da oficina. Além disso, a dica é priorizar papel para os kits de alimentação e evitar isopor ou plástico, além de ser orientada a utilização individual de canecas, copos e garrafas.
Ações em andamento
Os trabalhos iniciaram em agosto e se estendem nos próximos meses nos municípios da região Oeste do Paraná com envolvimento de diferentes públicos.