Os gestores do Programa Cidades Sustentáveis na região Oeste do Paraná, tanto da Itaipu Binacional, quanto do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, se reuniram nesta quinta-feira (18), para definir os primeiros passos após a assinatura de novo convênio. Serão 54 municípios contemplados e que terão suporte para a geração de indicadores relacionados a sustentabilidade.
O Programa Cidades Sustentáveis oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem seguidas pelos municípios.
O objetivo é sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável com base em ferramentas voltadas a 12 eixos temáticos em dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural.
Os indicadores estão associados aos eixos da plataforma e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Compromissos
Para tanto, as ações são encaradas como compromissos. Prefeitos de todo o País e partidos políticos podem confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável assinando a Carta-compromisso. Com esta ação, os gestores manifestam-se dispostos a promover a Plataforma Cidades Sustentáveis em suas cidades e a prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução, no mínimo, dos indicadores básicos relacionados a cada eixo.
As cidades participantes ganham visibilidade em materiais de divulgação e nos meios de comunicação, têm acesso a informações estratégicas, trocam experiências com outros municípios, além de se constituírem como referências exemplares de desenvolvimento sustentável, conforme a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, e gestora do programa, Sandra Finkler.
O programa é uma realização da Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, e, na região Oeste do Paraná é desenvolvido juntamente com a Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Os participantes terão a assistência para o preenchimento de dados componentes da Plataforma Cidades Sustentáveis e para a realização de ações que contemplem os objetivos trabalhados.
Oeste
Trabalhado desde 2012 no Oeste, o Cidades Sustentáveis tem, basicamente, três ferramentas que são os indicadores, Boas Práticas e Plano de Governo.
Nos próximos dias as administrações municipais devem ser contatadas para a atualização de dados e inícios das atividades estratégicas e preenchimento dos dados necessários à geração de indicadores.