Os secretários e equipes técnicas dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu se reuniram nesta quinta-feira (18), na sede do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu para discutir detalhes a respeito do projeto de revitalização das praias da região Oeste do Paraná. O objetivo é dotar os balneários com melhorias, tanto estruturais, quanto estéticas. A ideia é oferecer espaços que satisfaçam as expectativas quanto ao turismo.
A Itaipu prevê investimentos financeiros em infraestrutura de uso social, caso de pavimentações, energia elétrica, atracadouros, reformas, paisagismo, recomposição da areia, drenagens, eficiência energética e autossuficiência, e outras edificações de uso público, conforme Janine Groenwold, da Divisão de Infraestrutura e Manutenção da estatal.
As obras serão executadas em forma de parceria, com investimentos da Itaipu, com contrapartida das administrações municipais. Os convênios e projetos devem ser apresentados e assinados até março de 2018, com prazo estimado para execução de um ano.
A reunião com os técnicos serviu para dirimir dúvidas a respeito dos encaminhamentos necessários, assim como sobre quais obras e ações são contempladas pelo convênio com a Itaipu Binacional.
A presidente do Conselho dos Lindeiros, Cleci Loffi, frisa a importância da definição dos projetos para a execução da primeira etapa de obras, o que resultará em maior atratividade das áreas de lazer dos municípios.
Santa Helena é um dos municípios que já apresentou a proposta de parceria e deve buscar por investimentos na conhecida ‘praia velha’, com espaço para eventos da juventude revitalizações para quiosques e banheiros, por exemplo, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Associativismo, Lenecir Benacchio.
Além de oferecer condições melhores aos frequentadores das praias, a intenção é implementar outro projeto, de atração de investimentos particulares. Para tanto, um estudo foi feito, encomendado pela Agência de Desenvolvimento Turístico Regional (Adetur), e elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (Idestur), e é resultado de um convênio firmado entre Adetur e Itaipu Binacional, com apoio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago Itaipu que prevê ações conjuntas, programas e projetos de interesses turísticos da região.
“É um projeto amplo, com estudo visual e muito importante para melhorar a estrutura existente atualmente”, destaca o presidente da Adetur, Flávio Degasperi.