Errata: Diferente do que havíamos publicado anteriormente, dentre os participantes da reunião, estava presente, pela Unioeste, o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Valnir Alberto Brandt, e não o diretor do campus, Davi Félix Schreiner.
O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu trabalha junto com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) na confecção de um projeto regional para o desenvolvimento sustentável conjunto, o qual esta sendo chamado de ‘Programa Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu’.
Serão trabalhados 11 eixos, dentre eles, segurança, agricultura familiar, produção animal e vegetal e setor financeiro.
A iniciativa visa a construção e delimitação do programa para, a partir disso buscar recursos e alinhar ações com os municípios lindeiros ao lago de Itaipu.
Segurança
Nesta quinta-feira (11), na sede do 19º Batalhão de Polícia Militar, na 2ª Companhia, houve reunião com a coordenação do projeto pela Unioeste e Lindeiros e representantes da Polícia Militar. O objetivo foi entender as demandas do setor de segurança para melhorar as ações na região, segundo a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler.
A Unioeste foi representada pelos professores José Angelo Nicácio, Douglas André Roesler e o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Valnir Alberto Brandt. Pela Polícia Militar participaram, o comandante do 19º Batalhão em Toledo, tenente-coronel Osmar Novach; Comandante da 2ª Companhia do 19º Batalhão em Marechal Cândido Rondon, 1º tenente Daniel Zambon e o comandante do 3º Pelotão da 2ª Companhia em Guaíra, o 2º tenente Frederico Marcelino.
A reunião foi proveitosa, com ideias que podem ajudar os municípios, segundo o tenente Zambon, e a expectativa é por bons resultados. “A Polícia Militar já firmou compromisso de integrar o grupo de trabalho e a expectativa é muito boa quanto às ações”, frisa.
O presidente do Conselho dos Lindeiros, Leomar Rohden (Mano), ressalta que esta é uma iniciativa importante e que visa desenvolver a região conjuntamente. “São diversas áreas integradas, em diferentes setores e que podem ser alinhadas para ter resultados muito mais satisfatórios”, destaca.
O objetivo geral
Conforme entendimento para a construção do projeto, “desenvolver a região, além de uma questão de suporte aos municípios impactados com a formação do lago de Itaipu, também é uma forma de soberania por ser uma região de fronteira”. “Investir e promover o desenvolvimento dos municípios lindeiros é estratégico para a nação brasileira”.
Os coordenadores do projeto ‘Programa Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu’ devem apresentar a proposta de ações na próxima Assembleia Geral Ordinária do Conselho dos Lindeiros.