Gestores de Educação Ambiental de 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3), se reúnem nesta sexta-feira (15), em Portos Mendes, para o encerramento das atividade de 2017. O objetivo é analisar a forma como os trabalhos foram desenvolvidos e o que está programado para 2018. As ações resultam de uma parceria entre Itaipu Binacional, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Administrações Municipais.
Ao todo são 80 gestores ambientais que fazem parte de uma dinâmica voltada ao planejamento de iniciativas de educação ambiental, tanto com crianças e jovens, quanto com a população em geral.
Ao avaliar as atividades de 2017, coordenador do convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider, ressalta o processo de formação continuada com os professores, por intermédio do projeto de Saúde Integrativa-salutogênese, que enfoca a prevenção de doenças com base em hábitos saudáveis de vida.
Outro foco foi a disponibilização de recursos, aproximadamente R$20 mil por município, destinados ao apoio de projetos, iniciativa viabilizada por parceria entre o Conselho dos Lindeiros e Itaipu.
Mauri Schneider também destaca a Rede de Cultura que desenvolveu trabalhos regionais e movimentos voltados à potencialização e à preservação do patrimônio histórico cultural por intermédio do Ecomuseu de Itaipu.
O convênio da Linha Ecológica, pelo Conselho dos Lindeiros e Itaipu Binacional é de quase R$3 milhões. Novo convênio está sendo formulado, processo repetido desde 2002.