Os signatários do Programa Cidades Sustentáveis da região Oeste do Paraná e Mundo Novo (MS) foram certificados com o Selo Cidade Sustentável Oeste Paranaense, desenvolvido pelo convênio entre a Itaipu Binacional e Conselho dos Municípios Lindeiros, com o intuito de incentivar e fomentar a participação dos municípios nas ações promovidas pelo Programa Cidades Sustentáveis.
A gestão nacional do ‘Programa Cidades Sustentáveis’ é da Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos. O conjunto de ações nos municípios do Oeste é trabalhado em conjunto pelo Conselho dos Lindeiros e Itaipu Binacional.
O evento de reconhecimento refere-se ao encerramento dos dois anos de convênio, que mobilizou ações de sustentabilidade em todos os 54 municípios do Oeste do Paraná e Mundo Novo (MS). "Hoje, todos os municípios da região são signatários do Programa Cidades Sustentáveis e estão em sintonia com os princípios de sustentabilidade", conforme o coordenador do Programa Cidades Sustentáveis pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Matheus Gueri. O evento em Santa Helena contou com a presença de prefeitos, coordenadores e técnicos envolvidos no programa.
O resultado é positivo, conforme os gestores, tendo em vista a obtenção de cinco prêmios no mês passado na conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”, com o 3º Encontro da Plataforma Global Cidades Sustentáveis e a 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis em São Paulo. Quatro municípios, Santa Terezinha de Itaipu, Vera Cruz, Toledo e Ubiratã foram premiados. “´E muito bom termos este reconhecimento e precisamos incentivar estas iniciativas”, ressalta o presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Leomar Rohden (Mano).
Conforme Matheus Gueri, no que tange à alimentação da plataforma, passou de 10 indicadores por município no início de 2018 para 120 indicadores por município atualmente, ou seja, houve um crescimento de 1200%. O assistente da Diretoria de Coordenação da Itaipu, Gilmar Secco, ressalta que a entrega dos selos foi um momento de reconhecimento importante como oportunidade para dar visibilidade às boas práticas.
Secco ressalta que o projeto precisa ter sustentabilidade e é uma ferramenta para os prefeitos como forma de validar as ações por intermédio da mensuração de resultados.