Os 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3), se reuniram nesta quinta-feira (09), para uma avaliação quanto à execução das atividades do Programa Encontros e Caminhos CAB, lançado no início do mês de setembro, com atividades previstas até fevereiro de 2018. Trabalhado em parceria entre Itaipu Binacional, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e municípios, aproximadamente 50% das ações já foram executadas.
Além da reunião outras atividades também fizeram parte da programação, caso de apresentações culturais e plantio de mudas nativas na Ilha São Francisco, uma das conglomerações pertencentes à Ilha Grande.
As apresentações refletem o bom andamento dos trabalhos. A diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, destaca que o programa se desenvolve de forma satisfatória, com expectativa positiva quanto à finalização e início da próxima edição, o que está previsto para 2018. Para o próximo ano o investimento no Encontros e Caminhos deve ser de R$1,5 milhão. O objetivo é envolver 56 municípios, conforme o assistente de Coordenação da Itaipu, Gilmar Secco.
Inúmeras atividades poderão ser desenvolvidas, assim como ocorre em 2017 com a construção de cisternas, preservação de nascentes, plantios e outras iniciativas em âmbito municipal e regional. A avaliação até o momento é positiva com empenho voltado à educação ambiental.
Os 29 municípios devem desenvolver atividades que levem a sustentabilidade e promovam a educação ambiental, o que, conforme Itaipu e Lindeiros, está sendo realizado a contento.