A região Oeste do Paraná terá uma representação recorde na 3ª edição do Prêmio Cidades Sustentáveis. Serão 74 boas práticas, inscritas por 42 municípios. As expectativas de premiação são altas: na edição anterior, quando somente 29 municípios da Bacia do Paraná 3 faziam parte da parceria com a Itaipu, foram conquistados 10 prêmios. Atualmente, as 55 prefeituras da área de abrangência da Itaipu são signatárias do Programa Cidades Sustentáveis, utilizando a plataforma como ferramenta de gestão.
Dos 42 municípios inscritos da região, 40 participaram do Concurso Regional de Boas Práticas, promovido em 2018 pela Itaipu e Conselho dos Lindeiros através do convênio Programa Cidades Sustentáveis. Na oportunidade, 137 projetos foram elencados para o concurso, que teve como ganhador “Maripá Vigilante, prevenindo a violência e apoiando a paz”. Todas as propostas estavam alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A cerimônia do Prêmio Nacional Cidades Sustentáveis acontece no mês de setembro, em São Paulo, durante a Conferência Internacional de Cidades Sustentáveis. Neste ano, serão contempladas boas práticas de políticas públicas municipais que sejam bem-sucedidas e inovadoras na redução das desigualdades, com resultados concretos e mensuráveis em três categorias: Desigualdade econômica (foco em gênero e raça); Acesso a serviços (Saúde, Educação e Infraestrutura); e Acessibilidade.
O Prêmio contempla administrações municipais e é restrito às prefeituras signatárias do Programa Cidades Sustentáveis, realizador do Prêmio junto com a Oxfam Brasil e com apoio do CITinova, Fundação Ford, Associação Brasileira de Municípios e Frente Nacional de Prefeitos.
São critérios fundamentais para a inscrição: existência dos projetos há mais de dois anos, metodologia de aplicação e resultados consolidados e comprovados. O critério visa motivar a implantação de ações que podem ser replicadas e transformadas em políticas públicas.