Uma oficina de desenvolvimento cultural foi realizada em dois finais de semana com 35 artesãos de Medianeira, por intermédio do Projeto Encontros e Caminhos, trabalhado em conjunto pela Itaipu Binacional, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e administrações municipais. Por intermédio do resgate cultural e do aproveitamento de técnicas que já são utilizadas, foi abordada a identidade turística do município.
Conforme a instrutora da oficina, a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, esta é uma iniciativa que pode ser adotada por outros municípios que participam do Encontros e Caminhos, tendo em vista a possibilidade de ações voltadas ao Desenvolvimento Cultural.
Em Medianeira, além de focar a cultura, também houve conexão ao turismo com a confecção de produtos que remetam à identidade do município, assim como turismo rural.
O projeto Encontros e Caminhos consiste de uma jornada de atividades de resgate, reconhecimento e construção da identidade territorial do Oeste do Paraná, e Mundo Novo (MS). O intuito é gerar o desenvolvimento sustentável, com base no eixo ‘cultura da sustentabilidade’, alinhado às boas práticas da plataforma do Programa Cidades Sustentáveis e as lideranças que atuam em prol da preservação do meio ambiente e da qualidade de vida nos 54 municípios da área de abrangência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), da Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.