Nesta quinta-feira (24), foi realizada uma reunião entre o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, juntamente com o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, equipe técnica da entidade, presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Evandro Grade (Zado), vice-presidente, Antônio França Benjamin, juntamente com a diretoria e representantes de professores para discutir a continuidade do projeto “Mais Ideb nos Municípios Lindeiros”.
O projeto, voltado para a educação básica, em 2024, beneficiou aproximadamente 35 mil alunos e quase quatro mil professores de escolas municipais nos municípios lindeiros, com foco nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. O aporte financeiro por parte da Itaipu Binacional foi de R$24 milhões.
A renovação do convênio de cooperação financeira garantirá a distribuição de materiais pedagógicos, como os programas "Aprova Brasil" e "Território da Leitura", essenciais para o desenvolvimento educacional do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, segundo as equipes pedagógicas.
O diretor-geral de Itaipu, Enio Verri, ressaltou a relevância do projeto para a formação dos estudantes e a motivação da entidade em continuar a iniciativa. “Essa reunião mostrou a importância do projeto e nos convenceu a renová-lo por mais um ano. A Itaipu está comprometida com uma educação cidadã, oferecendo às crianças a oportunidade de qualidade de vida e futuro”, declarou.
Conforme o presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, Evandro Grade (Zado), a renovação do programa terá um impacto social e educacional positivo para as crianças de famílias mais humildes. “Esse projeto garante a igualdade de acesso a materiais pedagógicos. Isso não apenas contribui para a elevação do índice de educação, mas também para a formação integral dos alunos”, afirmou Grade.
O projeto “Mais Ideb nos Municípios Lindeiros” visa fortalecer o ensino na região ao oferecer suporte educacional, promovendo um ensino mais inclusivo e com melhores resultados. A Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros reiteram, assim, seu compromisso com a educação e o desenvolvimento social da região.