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Assessoria Itaipu Binacional | 01/10/2024 - 07:31
Curso sobre acessibilidade e inclusão conclui campanha de Itaipu e Lindeiros no Oeste do Paraná

O curso "O papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos" e a entrega de kits sobre acessibilidade e inclusão social encerraram, na última sexta-feira (27), a campanha educativa anticapacitismo promovida pelo Ecomuseu de Itaipu e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

A museóloga Carla Grião ministrou a formação no Teatro Sefrim Filho, em Cascavel, como parte da agenda que levou mais de 30 atividades a 31 municípios. A campanha de Itaipu e Lindeiros foi desempenhada por meio do Convênio Linha Ecológica, iniciativa do Programa Itaipu Mais que Energia.

Os 31 municípios participantes e outros 24 integrantes da área de abrangência do convênio receberam kits de livros sobre diversidade cultural, acesso igualitário e inclusão social. A ideia é disseminar o conhecimento nas comunidades.

Na formação, a museóloga reforçou práticas inclusivas entre os profissionais e voluntários participantes, garantindo a adoção dos conceitos de acessibilidade nos espaços culturais. Carla Grião também destacou a importância da formação contínua para promover a participação plena nos espaços culturais.

“Abordamos acessibilidade nos museus, apresentando terminologias corretas para nos referirmos às pessoas com deficiência e oferecendo dicas de convivência com públicos de diferentes deficiências”, explicou. Ela ressaltou a necessidade de pensar em soluções acessíveis e sustentáveis. “Discutimos como podemos, com recursos viáveis, tornar esses espaços acessíveis, inclusivos na atitude.”

A gestora de cultura do Convênio Linha Ecológica, Tamiris Amancio, explicou que a campanha envolveu a comunidade de maneira ampla e ressaltou a importância da troca de saberes entre os municípios da região.

Segundo Tamiris, as gestões municipais foram convidadas a desenvolverem atividades em seus espaços culturais, envolvendo não só pessoas com deficiência, mas também uma diversidade de públicos “para que todos contribuíssem com novas ideias e possibilidades de inclusão”. "A intenção é criar uma rede de diálogo, uma troca de saberes e ações concretas sobre os assuntos", afirmou.

Primavera dos Museus

Essa foi a primeira campanha educativa desenvolvida pelo Convênio Linha Ecológica e Ecomuseu de Itaipu integrada à Primavera dos Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). 

Nessa 18ª edição, promovida entre 23 e 29 de setembro, a Primavera dos Museus teve como objetivo democratizar o acesso aos espaços culturais e combater o capacitismo. O tema “Museus, acessibilidade e inclusão” abordou o papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.

Ao longo das atividades, museus, bibliotecas e outros espaços culturais da região promoveram exposições, palestras, visitas guiadas e workshops.  Forma 2,3 mil atividades em quase mil instituições pelo Brasil.

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