Avenida Brasil, 136 - Santa Helena, PR - 85892-000
(45) 3268-2489 / 3268-3823
Você está em: Página Inicial > Notícias > Conteúdo da Notícia
Assessoria | 16/03/2018 - 16:15
Municípios lindeiros conhecem soluções em TIC oferecidas pela Celepar
Ferramentas possibilitam acompanhamento de ações pela Administração Municipal em tempo real

Prefeitos, secretários e a área técnica das administrações dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu se reuniram nesta quinta-feira (15), em Santa Helena para conhecer os produtos disponibilizados pela Celepar às gestões públicas. As áreas cobertas compreendem Business Intelligence (BI), geoprocessamento, desenvolvimento de sistemas, armazenamento de dados, consultoria em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), telefonia IP e desenvolvimento de sites.

A Celepar atua em conjunto com o Governo do Estado e as prefeituras, com o desenvolvimento de soluções de TIC voltados às melhorias na gestão pública. Em destaque, segundo o diretor de Mercado da Celepar, Nelson Garcia, está o sistema Prefeitura 156, uma solução integrada de atendimento através de um único canal de comunicação.

O 156 proporciona aos cidadãos a facilidade para obtenção de informações e solicitações de serviços de forma eficiente e padronizada, permitindo aos gestores municipais a consolidação e análise das demandas e necessidades da população, segundo a Celepar.

A agenda de controle para obras, por exemplo, é outra ferramenta que está disponível. Edificações, ações, reparos e atividades em geral podem ser acessadas através da agenda. Outro sistema, implantado no Governo do Estado, conforme Garcia, visa o acompanhamento por intermédio de uma base de dados em números, com atualização em tempo real dos atendimentos prestados no Paraná.

Aplicativo

Um exemplo para soluções em TI é um aplicativo criado pela Celepar para o agendamento de descarga no Porto de Paranaguá ferramenta que evita filas e atrasos desnecessários aos transportadores e gera melhor fluxo de trabalho, conforme Nelson Garcia. Métodos semelhantes podem ser adaptados nas gestões municipais.

Inovação

O deputado Élio Rush esteve presente à reunião de apresentação dos produtos e ressaltou a nova realidade global voltada à tecnologia. O deputado observa que o poder público precisa estar atualizado com a instalação de novos sistemas e acesso a informações estratégicas.

Dados, números, informações em tempo real, significa qualidade para a Administração Municipal, segundo a presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Cleci Loffi.  “As demandas centralizadas em um único sistema é importantíssimo para o acompanhamento dos trabalhos”, ressalta.

Segurança pública

A presidente destaca, dentre os produtos e serviços, o sistema de armazenamento de informações, o que pode gerar resultados positivos em segurança pública, tendo em vista a possibilidade de implantação de um sistema de monitoramento nos municípios. “É possível que todas as informações sejam encaminhadas para a Celepar e armazenadas, isso exime o município de aquisição de sistemas de armazenamento próprios”, observa.

Os municípios receberam as propostas para implantação dos serviços e devem analisar os produtos nos próximos dias. Técnicos ligados aos setores de TIC das administrações municipais estiveram presentes à reunião e poderão oferecer suporte á implantação e operação das ferramentas nas prefeituras.

Outras Notícias

Contato
(45) 3268-2489 / 3268-3823
(45) 3268-2489 / 3268-3823
Avenida Brasil, 136 - Bairro: Baixada Amarela Tel. (45) 3268-2489 e 3268-3823 Santa Helena - Paraná - Brasil - CEP. 85892-000
CNPJ: 00.405.446/0001-04
Redes Sociais
Tecnologia e desenvolvimento