A Rede de Cooperação para a Educação dos Municípios Lindeiros – Mais Ideb, teve definida uma pauta de ações para 2024. Em reunião de secretários municipais e representantes do ensino fundamental dos municípios nesta quarta-feira (17), foram destacados assuntos como a utilização de material distribuídos aos municípios, assim como definida a data para o primeiro Fórum de Educação.
O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Itaipu Binacional estabeleceram um convênio de cooperação financeira com o intuito de executar o projeto "Mais Ideb nos Municípios Lindeiros".
Por intermédio desta iniciativa foram distribuídos materiais pedagógicos suplementares para o ensino fundamental, do 1° ao 5° ano, nas escolas municipais, impactando cerca de 35 mil alunos e 3.949 professores. O investimento é de aproximadamente R$24 milhões da Itaipu Binacional, diretamente na educação.
Os alunos e professores foram contemplados com materiais do "Aprova Brasil", voltado para língua portuguesa e matemática, e o "Território da Leitura", projetado para formação de leitores,
Avaliação positiva
Esta primeira ação, apesar de estar em fase inicial, conta com avaliação positiva. Em Foz do Iguaçu a metodologia já havia sido adotada em 2023 e a experiência surte resultados, segundo a secretária de Educação, Maria Justina da Silva. “Na preliminar do Ideb deste ano nós vimos que já tivemos avanço até por conta deste material”, ressalta.
A coordenadora pedagógica de Santa Terezinha de Itaipu, Dimara Wegner da Silva, destaca que o trabalho com o material já iniciou e está sendo bem aceito pelo corpo docente. “Ainda estamos em um processo de adaptação, assimilação e utilização com os alunos, no entanto é um material muito bom, ligado ao nosso currículo, então temos uma boa expectativa”, observa o secretário de Educação de Marechal Cândido Rondon, Fernando Volpato, que também integra, a partir desta quarta-feira, a coordenação da Rede.
Emanuela Santos, da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu, enaltece que para Itaipu este trabalho é importante, tendo em vista a atuação da estatal em diversos setores. “São importantes os alinhamentos e estamos felizes com o andamento do projeto”, frisa.
A secretária de Educação de Santa Helena, Ana Paula da Silva, também uma das coordenadoras da Rede Mais Ideb, enaltece o projeto custeado pela Itaipu Binacional e ressalta o alinhamento para as próximas ações.
Fórum de Educação
O projeto trabalha a análise do material, formação dos professores e o Fórum de Educação, marcado para 05 de novembro, como forma de avaliação e palestras aos profissionais de educação.
Outros encontros da Rede devem ser feitos para detalhar ações e adequações em iniciativas que estão em andamento.