Os membros do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu se reuniram nesta sexta-feira (15) para Assembleia Geral Ordinária (AGO). Estiveram presentes representantes das associações comerciais da região lindeira, câmaras de vereadores e prefeitos.
Além disso, também houve a presença de representantes da Itaipu Binacional e Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI).
Na pauta estiveram assuntos como entrega de materiais sobre resíduos, como soluções individuais de esgotamento sanitário e drenagem pluvial. O repasse do material foi feito pela FPTI e Itaipu Binacional. Além disso, foi feita a prestação de contas do exercício 2023 do conselho dos lindeiros e apresentação de parecer do conselho fiscal também foi deliberado sobre a destinação de equipamentos de TST, ou seja, os kits para fazer asfalto nos municípios e atualização dos mapeamentos dos municípios lindeiros ao lago de Itaipu para fins de incremento do ICMS Ecológico.
O prefeito de Santa Helena e presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros, Evandro Grade (Zado), destaca positivamente a reunião pela presença de prefeitos e representantes de demais entidades.
A assembleia também foi importante para a divulgação de alguns trabalhos que estão sendo desenvolvidos, como a atuação em redes, que atualmente é trabalhada pelo Conselho dos Lindeiros.
O coordenador, Cristiano Metzner (Suko), destacou as ações da Rede de Esportes. A secretária de Educação e Cultura de Santa Helena, Ana Paula da Silva, que ajudou na elaboração do projeto Mais Ideb, destacou a importância desta iniciativa, custeada em R$24 milhões pela Itaipu Binacional e desenvolvida em parceria com o Conselho dos Lindeiros.