O Congresso Internacional Náutica, realizado em Foz do Iguaçu, teve a participação ativa do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Nesta sexta-feira (24), o presidente da entidade, prefeito de Santa Helena, Evandro Grade (Zado), integrou o painel que criou o Fórum Permanente de Turismo Náutico do Lago de Itaipu.
A diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, está presente em toda a programação que se estenderá até domingo com o Foz Internacional Boat Show.
O evento foi marcado por uma série de ações conjuntas, incluindo iniciativas do Ministério do Turismo, eventos da Secretaria de Estado do Paraná e promoções focadas na utilização do Lago de Itaipu. Um dos pontos altos foi a formalização do Fórum Permanente de Discussão do Turismo Náutico, com o Conselho dos Lindeiros assumindo a liderança como sede e coordenador, o que foi aceito pelo presidente, Evandro Grade.
Com o Fórum de Turismo Náutico deve haver forte apoio turismo, totalizando 13 municípios com acessos a balneários e áreas às margens do lago, segundo Sandra Finkler. Esta iniciativa é uma colaboração entre diversas entidades, como a Fundação PTI, a Itaipu Binacional, a Secretaria de Estado de Turismo e o setor privado, juntamente com o Conselho dos Lindeiros e Adetur Cataratas e Caminhos.
Sandra Finkler enfatizou a participação ativa do Conselho dos Lindeiros, junto à Adetur Cataratas e Caminhos em todos os eventos e na programação do Boat Show, destacando o papel fundamental desempenhado na promoção do turismo regional. O Boat Show, que se estende até o próximo domingo, é apenas um dos eventos que enfatizam o potencial e a beleza do lago de Itaipu, um ponto central para o desenvolvimento do turismo náutico na região.
Esse é um passo significativo na promoção do turismo náutico na região, consolidando parcerias e compromissos para contribuições ao desenvolvimento econômico e turístico das localidades ao redor do Lago de Itaipu.
O Foz Internacional Boat Show, realizado no Iate Clube Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu, é o primeiro evento do País em água doce. A expectativa é atrair mais de 15 mil pessoas ao evento.