O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu reuniu seus conselheiros nesta sexta-feira (20), em Assembleia Geral Ordinária (AGO). Estiveram presentes prefeitos, vereadores, presidentes de associações comerciais e equipes ligadas aos setores de planejamento e engenharia das administrações municipais. Estiveram em pauta questões regionais, convênios, incentivos aos municípios, e projetos trabalhados pelo Conselho dos Lindeiros.
A presidente da Adetur Cataratas e Caminhos, Dagmar Pedrozo e a coordenadora técnica, Sara Fernanda de Moraes, apresentaram o projeto Caminhos do Iguaçu. O presidente da Associação Comercial de Foz do Iguaçu, Danilo Vendrusculo destacou o Projeto de Gestão Coordenada de Fronteira.
O principal item da pauta foi o tema Ruas para o Século XXI - Infraestrutura Sustentável, apresentado pelo diretor do Instituto Rua de Curitiba, Alexsander Maschio.
A diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler apresentou duas pautas que dependiam da aprovação da AGO, a premiação para o projeto Mais Verão e a confecção de um e-book sobre artesanato em fibra de bananeira, chamado “tranças da sustentabilidade”.
Representatividade
O presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Santa Helena, Evandro Grade (Zado), ressaltou a presença de representantes de 15 municípios para discutir assuntos relacionados à região. “Tivemos a apresentação da Adetur, também do presidente da Associação Comercial de Foz do Iguaçu, Danilo Vendruscolo, falando a respeito do Projeto de Gestão Coordenada de Fronteira, que inclusive já foi apresentado para o presidente do Paraguai, para o nosso governador e Itaipu Binacional, para facilitar os despachos aqui na aduana de Santa Helena, assim como também em Foz do Iguaçu e Guaíra”, destacou.
Zado também ressalta a explanação do diretor do Instituto Rua de Curitiba, Alex Maschio, que falou sobre o pavimento de ruas com concreto. “Despertou a atenção aqui de vários prefeitos, engenheiros participaram, secretários de obras, vereadores, vice-prefeitos, e nós inclusive, aqui em Santa Helena, estamos com a ideia de fazer cinco estradas de concreto”, ressaltou.
Gestão Coordenada
Danilo Vendrusculo enalteceu o Conselho dos Lindeiros como “a entidade com o maior poder de decisão sobre as nossas demandas, de Foz do Iguaçu a Guaíra, porque reúne todos os prefeitos dos municípios que fazem margem ao lago de Itaipu, os vereadores e as associações comerciais”. O nosso grande objetivo nessa assembleia foi trazer para conhecimento o Projeto de Gestão Coordenada de Fronteira que é um assunto que vai envolver a aduana de Foz do Iguaçu, Santa Helena e Guaíra e vai facilitar o comércio com o Paraguai. Isso é um uma agregação de renda, novos empregos para a região”, finalizou.
Ruas de concreto
Com relação ao pavimento de concreto, Alex Maschio ressalta que “a ideia foi mostrar que a gente tem soluções diferentes e que muitas vezes trazem mais benefícios e são mais baratas, inclusive, do que as soluções tradicionais e ao mesmo tempo agrega um valor no sentido da sustentabilidade, de promover o bem-estar das pessoas, de trazer uma arquitetura melhor.
A avaliação geral dos prefeitos foi positiva. Os gestores municipais analisarão a implantação de ruas com pavimento de concreto e, a partir disso, há a possibilidade de capacitação para as equipes técnicas dos municípios.