No sábado (23), foi realizado o segundo Encontro de Artesãos e a Primeira Feira de Artesanato dos Lindeiros, em Guaíra. Os eventos foram organizados pela Rede de Cooperação para o Artesanato, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Administração Municipal de Guaíra. A iniciativa teve como objetivo oferecer oportunidades de aprendizado, integração e crescimento para a comunidade artesã.
Ao todo, no encontro, houve a participação de representantes de 11 municípios da região lindeira ao lago de Itaipu, que foram recebidos pelo vice-prefeito de Guaíra, Gileade Osti, vereadores e equipe administrativa envolvida no evento.
Durante o encontro, os participantes tiveram acesso a seis oficinas. Foram abordados assuntos como, redes sociais e técnicas de fotografia, o Projeto Partiu Região com a Rede, trançado em fibra de bananeira, souvenir com reciclagem, como vender melhor, precificação e controles financeiros.
A coordenadora da Rede de Cooperação para o Artesanato, Malei Scussel Farias, enfatizou que, o evento gerou um ambiente positivo, incluindo aprendizado por intermédio das oficinas e interação com artesãs de outros municípios. “O conhecimento adquirido sobre qualidade, detalhes, precificação e divulgação contribuirá para melhorar as vendas e a promoção dos produtos artesanais”, analisa.
Feira
No período da tarde, a feira contou com a participação de representantes de 10 municípios e possibilitou a exposição e comercialização dos produtos artesanais, o que valoriza o trabalho e incentiva a atividade como fonte de renda.
A diretora técnica do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sandra Finkler, destaca, paralelamente aos dois eventos, outras ações da Rede de Cooperação para o Artesanato, caso do projeto “Partiu Região com a Rede”, que envolveu a criação de ecobags.
O segundo Encontro de Artesãos e a primeira Feira de Artesanato dos Lindeiros em Guaíra demonstraram o potencial da comunidade artesã regional e a importância da cooperação e do compartilhamento de conhecimento para fortalecer a atividade.