Em um trabalho conjunto, a diretora técnica do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e da Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur), Sandra Finkler, juntamente com a coordenadora da Adetur, Sara Fernanda de Moraes, estiveram em Curitiba esta semana em busca de recursos em quatro setores governamentais do Estado.
Em reunião na Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Social, as representantes das entidades da região se dedicaram a entender melhor o projeto Paraná de Olho nos ODS. O Governo do Estado busca apoio do Conselho dos Lindeiros e Adetur para implementar a agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).
Na Invest Paraná foram tratados dois assuntos. O primeiro, o Programa Feito no Paraná, que tem como objetivo apresentar o que é produzido no território paranaense, com o intuito de incentivar o consumo do produto local, gerando emprego e renda.
A outra pauta consistiu da abordagem de inter-relacionamento do Ponto Paraná e artesanato da região dos municípios lindeiros ao lago de Itaipu. Serão analisados pontos de atendimento na região para a comercialização de diversos produtos, segundo Sandra Finkler.
Conecta 399
Na Secretaria de Planejamento esteve em pauta o Programa Conecta 399, que tem como objetivo aprimorar a capacidade de todos os 399 municípios paranaenses para ‘tirarem do papel’ e levarem à frente projetos importantes para o desenvolvimento. O Conselho dos Lindeiros e a Adetur são possíveis parceiros do programa, que se ‘encaixa’ com o que é proposto pela Sala de Projetos, em fase de implementação na região.
O apoio do Estado será concedido a agentes públicos para obtenção de recursos federais desde a preparação, projeto e execução até à prestação de contas. Haverá apoio também na elaboração de projetos para concorrência em editais nacionais e internacionais, visando a obtenção de recursos pelos municípios.
Em outra agenda, na Secretaria de Turismo destacou-se o Caminhos do Iguaçu, que será apresentado na próxima assembleia do Conselho dos Lindeiros e que contará com recursos viabilizados por intermédio da Adetur. Além disso, foi possível conhecer projetos e ações que a Secretaria de Turismo desenvolve e que visam fortalecer a regionalização do turismo no Estado.