O presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, prefeito de Santa Helena, Evandro Grade (Zado), esteve em Brasília nesta quarta-feira (03), para cumprir uma agenda no Ministério da Educação e também no Ministério da Saúde. Zado foi acompanhado pelo vice-presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Medianeira, Antônio França Benjamin e o prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro (Chico Brasileiro).
O presidente dos Lindeiros ressalta que, tanto a reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, quanto, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, foram articuladas pela deputada federal Gleisi Hoffmann e visam apoio para ações e projetos na região.
Com o ministro da Educação, uma das pautas em discussão, e que vai representar os municípios lindeiros, é a instalação de um Campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no município de Santa Helena com a oferta de cursos técnicos, uma forma de gerar emprego, segundo Evandro Grade.
Zado lembra que há dois cursos em funcionamento no município, pelo IFPR, e outros cinco devem ser abertos este ano.
O presidente também ressalta que diversos apoios foram importantes para a concretização do Campus, caso de autoridades, cooperativas, poder legislativo, além de lideranças políticas.
O presidente destaca que o que se busca é o desenvolvimento da região para obtenção de mais recursos e oferta de benefícios à população lindeira ao Lago de Itaipu.
Há uma expectativa muito positiva quanto aos trâmites para a instalação do Campus do Instituto Federal do Paraná IFPR em Santa Helena, segundo Zado, com confirmação por parte do ministro da Educação, o que deve beneficiar também municípios da região.