O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta terça-feira (20) ao Corpo de Bombeiros, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, sete caminhões especiais para combate a incêndios florestais. Os veículos foram adquiridos pelo Governo do Estado e Itaipu Binacional, por intermédio de convênio firmado em 2021, totalizando um investimento de R$ 5,6 milhões.
Os veículos foram entregues aos municípios lindeiros onde há bombeiros militares. “Esses equipamentos são fruto de uma parceria com a Itaipu e vão reforçar a estrutura do Corpo de Bombeiros do Paraná para agilizar o combate a incêndios florestais. Eles serão importantes para o atendimento aos municípios da região Oeste, já que muitos deles ficam próximos a áreas de conservação que podem ser atingidas por queimadas”, disse Ratinho Junior.
As viaturas foram projetadas pelo setor de logística do Corpo de Bombeiros do Paraná, baseado nas mais modernas tecnologias do mundo.
Em Marechal Cândido Rondon a entrega de um caminhão e uma viatura 4x4 ocorreu na manhã desta quinta-feira (22)., assim como em Santa Helena, município que recebeu uma viatura 4x4.
O comandante do 9º Grupamento de Bombeiros de Foz do Iguaçu, tenente-coronel Amarildo Ribeiro, destacou que os veículos também poderão ser usados eventualmente no combate a incêndios urbanos.
Municípios contemplados
Os caminhões entregues atenderão as necessidades das unidades do Corpo de Bombeiros em sete municípios lindeiros ao lago de Itaipu, Foz do Iguaçu, Medianeira, Marechal Cândido Rondon, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Santa Helena e Guaíra.
Viaturas
Foram adquiridos modelos ABTF (Auto Bomba Tanque Florestal) e ATF (Auto Tanque Florestal). O primeiro é uma viatura 4x4, com reservatório de água com capacidade de 2 mil litros, mais 500 litros de reserva, utilizada para potencializar a atuação na preservação e no combate a incêndios florestais. O veículo é equipado com dispersores de calor que oferecem segurança na atuação em trabalhos florestais. A tração 4×4, facilita o deslocamento em terrenos com acesso mais restrito e hostil.
Já o modelo ATF tem tração 6x2, cabine simples, tanque de água com capacidade de 10 mil litros e bomba de incêndio tipo centrífuga, com vazão nominal mínima de 750 gpm (galões por minuto) a 10,5 kg/cm2, com acionamento por tomada de força, operado também em movimento. Esse tipo de viatura possibilita ações concernentes à proteção e segurança de biomas no território paranaense, superando terrenos de difícil acesso para VTRs comuns.